UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 12h07

Um ano após terremoto, novo abalo atinge L´Aquila

ANSA
L´AQUILA, 6 ABR (ANSA) - Cerca de 25 mil pessoas se reuniram esta noite no centro da cidade de L´Aquila para relembrar o terremoto de 5,8 graus na escala Richter que atingiu o local na madrugada do dia 6 de abril do ano passado.

A multidão caminhou pela praça Duomo segurando tochas, velas e luzes enquanto os nomes das 308 vítimas do tremor eram lidos. Às 3h32 (10h32 em Brasília), horário em que o sismo foi registrado, o sino da igreja das Almas Santas soou 308 badaladas.

Durante as cerimônias, um abalo de 2,2 graus de magnitude foi sentido na província de L´Aquila, que abriga o município homônimo, com epicentro entre as cidades de Barete, Cagnano Amiterno, Capitignano e Pizzoli, e uma profundidade de 12 quilômetros.

Nesta manhã, o chefe da Defesa Civil italiana, Guido Bertolaso, afirmou que as zonas atingidas pelo tremor em 2009 poderão ser completamente reconstruídas em sete ou oito anos.

Desde ontem, as autoridades políticas locais estão relembrando o acontecimento por meio de pronunciamentos. O papa Bento XVI também enviou uma mensagem à população atingida, que foi lida pelo bispo auxiliar de L´Aquila, Giovanni D´Ercole, ao término de uma missa solene em memória das vítimas.

"Bento XVI deseja exprimir à Igreja local e à comunidade civil os sentimentos da sua proximidade espiritual, além de renovar um encorajamento para a reconstrução humana e social fundada sobre a sólida rocha da fé em Cristo", diz o texto.

Está programada uma série de eventos para hoje, como uma missa na igreja de Santa Maria, às 17h30 locais (12h30 no horário de Brasília), que contará com a presença de Bertolaso, e a apresentação de um projeto sobre a construção da "Igreja da Ressurreição", dedicada aos mortos pelo terremoto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,32
    3,139
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h58

    -0,53
    75.603,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host