UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 18h26

Unasul e EUA definirão agenda comum antes de provável reunião com Obama

ANSA
QUITO, 6 ABR (ANSA) - A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e os Estados Unidos devem definir uma agenda de temas comuns, como a segurança e a presença militar norte-americana na região, antes de um encontro com o presidente Barack Obama, informou o governo equatoriano, atualmente na presidência do bloco regional.

De acordo com o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que recebeu hoje o subsecretário de Estado norte-americano para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, esta agenda deverá ser concretizada antes da possível reunião, solicitada pelo grupo há quase um ano. "Todavia não há uma data estabelecida, mas esse é o primeiro passo", afirmou.

Valenzuela iniciou no Equador uma viagem pela América Latina, que conta também com escalas na Colômbia e no Peru.

Após ser recebido pelo ministro das Relações Exteriores, o diplomata se encontrou com o presidente equatoriano, Rafael Correa, com quem discutiu sobre as potenciais áreas de cooperação.

Os EUA buscam cooperar em função "dos grandes temas do mundo", como a "inclusão social, a competitividade, a segurança climática e a governabilidade democrática", contou Valenzuela após o encontro.

"Especialmente na América Latina buscamos trabalhar juntos, em benefício dos nossos valores fundamentais e de nossos interesses", completou.

Durante a reunião, o governo equatoriano apontou também a possibilidade de firmar um acordo comercial, além de ampliar a contribuição na área da imigração e da defesa. "Não seria um tratado de livre comércio, porque o capital não é todo para nós, mas sim um convênio para o desenvolvimento e respeito dos direitos humanos", esclareceu Patiño.

No fim do dia, Valenzuela deixou Quito em direção à cidade colombiana de Cartagena, onde assistirá ao Fórum Economico Mundial para América Latina 2010, iniciado hoje e que termina na quinta-feira. Depois, ele segue à capital peruana, Lima, para encontros com analistas políticos e econômicos, e com membros do governo de Alan García.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    0,31
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h42

    -0,40
    64.680,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host