UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 16h34

Uribe diz que seu sucessor deverá priorizar luta contra o terrorismo

ANSA
BOGOTÁ, 6 ABR (ANSA) - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, argumentou hoje que o seu sucessor, que assumirá o governo no mês de agosto, deve priorizar "a luta contra o terrorismo" ao invés de tentar melhorar as relações com outros países.

Segundo Uribe, o próximo governo colombiano não pode cometer "o engano" de "privilegiar a aparência das relações diplomáticas".

Atualmente, a Colômbia tem enfrentado dificuldades no relacionamento com outras nações sul-americanas, como o Equador e a Venezuela.

O principal motivo para essa situação é o acordo militar assinado com os Estados Unidos em outubro de 2009, que permite o envio de efetivos norte-americanos para bases militares colombianas.

O governo venezuelano, do presidente Hugo Chávez, por exemplo, que mantém os laços diplomáticos com a Colômbia "congelados", tem declarado que só buscará se aproximar do país ao final do mandato de Uribe, no dia 7 de agosto.

Apesar de não citar diretamente a Venezuela, o presidente colombiano lamentou que outras nações esperem a sua saída para "ver se outro governo chega mais tranquilo e não exige" que a "luta contra o terrorismo" seja um fator indispensável para manter boas relações diplomáticas.

Para Chávez, a melhor solução para o problema da segurança interna na Colômbia é negociar com os grupos guerrilheiros.

De acordo com autoridades ligadas à gestão de Uribe, diversos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) estão refugiados em território venezuelano.

O primeiro turno das eleições presidenciais colombianas está marcado para o dia 30 de maio. Para ser eleito na primeira votação, o candidato mais votado deve conseguir mais de 50%. Um eventual segundo turno ocorreria em junho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h02

    0,09
    63.311,19
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host