UOL Notícias Notícias
 

06/04/2010 - 14h40

Venezuela confirma prisão de oito colombianos acusados de espionagem

ANSA
CARACAS, 6 ABR (ANSA) - O ministro do Interior da Venezuela, Tareck El Aissami, confirmou hoje que oito colombianos foram presos antes da Semana Santa sob a acusação de espionar o sistema elétrico nacional com o objetivo de desestabilizar o país.

De acordo com El Aissami, no momento da detenção também foi apreendida uma máquina fotográfica com imagens de subestações elétricas, o que representaria um "elemento objetivo de sabotagem por parte de alguns setores".

Em entrevista a uma emissora de televisão privada, o ministro considerou que a nacionalidade dos acusados "é um fator preocupante" e garantiu que apresentará nas próximas horas parte do material apreendido, que conta com "documentos em inglês e de interesse criminalísticos".

A prisão de dois dos colombianos ocorreu no estado de Aragua, no centro do país. Posteriormente, com o avanço das investigações, outras seis pessoas foram detidas em Barinas. No entanto, os oito acusados estão submetidos a uma ordem emitida pelo Ministério Público de Aragua.

Atualmente, a Venezuela atravessa uma grave crise no fornecimento de energia elétrica, que obrigou o governo do presidente Hugo Chávez a adotar medidas para diminuir o consumo da população do país.

Chávez tem atribuído o problema do abastecimento à prolongada seca que atinge o território venezuelano, decorrente do fenômeno meteorológico El Niño.

A Colômbia se colocou à disposição para vender eletricidade ao país vizinho, que não respondeu à oferta.

Caracas mantém as relações diplomáticas com Bogotá "congeladas" desde julho do ano passado, quando Chávez foi acusado de contrabandear armas para grupos guerrilheiros.

O acordo assinado entre Colômbia e Estados Unidos em outubro de 2009, que permite o envio de efetivos norte-americanos a sete bases militares do país sul-americano, também contribuiu para o aprofundamento da crise diplomática entre as duas nações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h00

    0,32
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h09

    1,80
    63.793,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host