UOL Notícias Notícias
 

07/04/2010 - 15h48

Presidente uruguaio agradece à Venezuela por apoio e cooperação

ANSA
CARACAS, 7 ABR (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, que realiza uma visita oficial à Venezuela, agradeceu hoje o apoio e a cooperação do governo de Hugo Chávez e do povo venezuelano ao seu país.

"Eu não conheci, pode ter existido... Mas eu não conheci nenhum governo na América Latina que fosse portador de tal generosidade conosco", disse o uruguaio ao participar de um encontro com a comunidade uruguaio-venezuelana em Caracas, segundo reportou a Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

Em sua primeira visita a essa nação desde que assumiu o governo uruguaio, no dia 1º de março, Mujica fez diversos agradecimentos: pela cooperação comercial, pela "solidariedade e pela aceitação que temos tido neste país, como não ocorreu em nenhuma potência mundial".

O chefe de Governo do Uruguai também destacou a necessidade de avançar na "integração latino-americana, como o objetivo de construir a pátria comum". "Somos parte de uma América Latina desestruturada (...). A pátria comum, todavia, é uma dívida, de todos os latino-americanos", expressou.

Em visita realizada a Brasília no fim do mês passado, o presidente já havia feito um pedido pela integração regional. Na ocasião, ele disse ainda que o Brasil deveria liderar a presença política da região no mundo.

Neste momento, Mujica -- que chegou ontem a Caracas -- está reunido com Chávez no Palácio de Miraflores. Após o encontro, os dois devem falar com a imprensa.

Esta é a quinta viagem internacional do mandatário uruguaio. Antes, ele esteve no Chile, Bolívia e Argentina, além do Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host