UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 19h26

Argentina e Chile se comprometem a resolver trânsito na fronteira bilateral

ANSA
BUENOS AIRES, 8 ABR (ANSA) - O presidente do Senado chileno, Jorge Pizarro Soto, que se reuniu hoje com seu par argentino, Julio Cobos, destacou "o compromisso conjunto" de Chile e Argentina "para resolver o livre trânsito na fronteira".

Pizarro Soto viajou ao país vizinho junto ao mandatário chileno, Sebastián Piñera, que realizou hoje uma visita a Buenos Aires.

Já o titular do Senado argentino, que também ocupa o cargo de vice-presidente, ressaltou o avanço entre os governos nos últimos anos e indicou que os comitês da fronteira foram transformados em organismos que discutem a "integração".

"Obviamente, ainda há obras a serem feitas. Se chegamos à metade do caminho com a eliminação de certas barreiras, o desafio por vir é importante. Temos que aceitar a tarefa da integração para melhorar a os corredores e sua circulação de veículos", analisou Cobos, que também é um dos mais fortes opositores ao governo de Cristina Kirchner.

Ainda na capital argentina, o senador chileno indicou que a fronteira entre as duas nações "é a segunda maior do mundo".

"Esse cordão umbilical que nos une é, sem dúvidas, o grande desafio para trabalhar e deixar livre o trânsito da fronteira aos cidadãos de ambas as nações", disse Pizarro Soto, que espera "definir a estratégia para abertura desses corredores antes do final do ano".

O assunto também esteve na pauta da reunião entre Cristina e Piñera, contudo, ao falarem com a imprensa, os dois líderes não detalharam o teor da discussão.

Após passar pela Argentina, a delegação chilena embarcou para o Brasil, onde o empresário e chefe de Governo do Chile se reunirá nesta sexta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros compromissos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host