UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 20h21

Ex-prefeito de Bogotá sobe e poderá disputar segundo turno, aponta pesquisa

ANSA
BOGOTÁ, 8 ABR (ANSA) - O candidato à presidência da Colômbia Antanas Mockus, do opositor Partido Verde, subiu na preferência do eleitorado do país e se perfila a disputar um eventual segundo turno com o governista Juan Manuel Santos.

Segundo o estudo do Centro Nacional de Consultoria, realizado para uma emissora local, Santos, ex-ministro da Defesa e candidato do Partido Social da Unidade Nacional [o mesmo do atual presidente Álvaro Uribe] detém hoje 37% das intenções de voto, seguido por Mockus, com 22%.

A ex-chanceler Noemí Sanín, do Partido Conservador [PCC, que também integra a aliança governista], aparece em terceiro, com 20%. Já Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo (PDA), e Rafael Pardo, do Partido Liberal (PL), aparecem com 6% e 5%, respectivamente. Germán Vargas Lleras, da Mudança Radical, conta com 3% de respaldo.

A consulta, realizada em 37 cidades entre os últimos dias 5 e 7, deverá ser publicada na íntegra em um noticiário da emissora, que deve ir ao ar na noite de hoje.

Ao ser informada dos dados, Sanín minimizou a ascensão do ex-prefeito que Bogotá, demonstrando-se confiante. "Assim são as pesquisas, algumas vezes se está em primeiro, outras em segundo, são muito dinâmicas", considerou.

De acordo com um levantamento anterior, Sanín era apontada como a favorita ao lado de Santos. No estudo, o ex-ministro da Defesa aparecia com 44,7%, contra 43% da representante do PCC.

Mockus, um acadêmico que foi por duas vezes prefeito da capital do país, não participou das últimas enquetes, já que ele lançou sua candidatura depois do dia 14 de março, quando venceu as primárias do Partido Verde com 1,5 milhão de votos.

As eleições presidenciais da Colômbia acontecem no próximo dia 30 de maio. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato mais votado precisa obter mais de 50% dos votos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host