UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 15h10

México: Polícia Federal substitui Exército em Ciudad Juárez

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 8 ABR (ANSA) - Cerca de cinco mil membros da Polícia Federal do México substituíram hoje os contingentes do Exército do país que estavam posicionados em Ciudad Juárez, considerada uma das mais violentas do mundo e fronteiriça com os Estados Unidos.

Além deles, as operações nesse município ainda contarão com o apoio de quatro aeronaves, 510 policiais, veículos blindados e motocicletas.

De acordo com o Ministério de Segurança Pública do México, a Polícia Federal também será responsável pela investigação de delitos de "alto impacto", como sequestros e extorsões.

A substituição das Forças Armadas, que continuarão vigiando as principais rotas de acesso a Ciudad Juárez e a fronteira com o território norte-americano, ocorre em meio a diversas críticas sobre a sua atuação na região.

No dia 17 de março, a secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, afirmou que a presença do Exército "não ajudou em nada" para a diminuição da violência no país vizinho. No mês passado, três pessoas ligadas a um consulado norte-americano no México foram assassinadas.

A mudança também faz parte das novas medidas adotadas pelo governo mexicano desde o final de janeiro, quando 16 jovens foram mortos durante uma festa por um grupo de homens armados que invadiram o local.

Desde então, o presidente do México, Felipe Calderón já realizou três visitas a Ciudad Juárez e anunciou um novo plano para a região, cujo orçamento será de US$ 46 milhões.

Somente em 2009, mais de 2.500 pessoas foram assassinadas em Ciudad Juárez. Segundo a imprensa local, desde 2006, quando Calderón assumiu a Presidência e começou a desenvolver uma estratégia de caráter militar para enfrentar os cartéis de drogas, mais de 18 mil pessoas morreram devido a esses conflitos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host