UOL Notícias Notícias
 

08/04/2010 - 15h33

Uruguai nega que esteja promovendo a candidatura de Lula à secretaria da Unasul

ANSA
MONTEVIDÉU, 8 ABR (ANSA) - O chanceler uruguaio, Luis Almagro, desmentiu hoje que seu governo esteja promovendo uma possível candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à secretaria-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

"O Uruguai não está fomentando a candidatura do presidente Lula em nenhum sentido. A posição do país continua sendo a mesma, temos que ver quais são os candidatos e, em função disso, decidiremos", declarou o chanceler à revista Búsqueda.

Nesta edição, a publicação recorda que, em visita ao Brasil na semana passada, o presidente uruguaio, José Mujica, solicitou que Lula "representasse a todos" os países da região.

Na próxima reunião da Unasul, marcada para o mês de maio, na cidade de Buenos Aires, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, deve propor novamente a candidatura de seu marido e ex-mandatário do país, Néstor, para a secretaria-geral do bloco.

Durante o governo do antecessor de Mujica, Tabaré Vázquez, o Uruguai vetou a indicação de Kirchner em retaliação a uma demanda apresentada pela Argentina ao Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, sobre a construção de uma fábrica de pasta de celulose.

O processo, cuja sentença da corte deve ser divulgada até o dia 20 de abril, desencadeou uma crise diplomática entre as duas nações. Buenos Aires alega que o projeto deveria ser submetido à análise das duas nações, já que estaria na região fronteiriça. Portanto, a decisao unilateral de Montevidéu viola um tratado bilateral sobre o Rio Uruguai.

O atual presidente uruguaio, por sua vez, já manifestou seu desejo de alterar essa postura e melhorar as relações com o país vizinho. Na última segunda-feira, Mujica realizou uma visita "surpresa" à nação vizinha, onde se reuniu com Cristina. Após o encontro, os dois se comprometeram a acatar a decisão de Haia.

Segundo Almagro, além do processo no tribunal internacional, foram analisados também temas bilaterais e "lineamentos estratégicos" da Unasul, mas não foi discutida a designação do secretário-geral desse órgão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host