UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 14h37

Chile: Secretário de Estado do Vaticano visita região devastada por terremoto

ANSA
CONCEPCIÓN, 9 ABR (ANSA) - O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, levou hoje à população da região de Bío Bío, uma das mais afetadas pelo terremoto de 27 de fevereiro, uma "mensagem de esperança", do papa Bento XVI.

"Quero transmitir-lhes o cumprimento do papa Bento XVI que quer expressar sua proximidade nesse momento de dificuldades", enfatizou Bertone, durante uma cerimônia religiosa no município de Concepción, localizado perto do epicentro do abalo sísmico de 8,8 graus na escala Richter.

"Lhes trago uma mensagem de esperança do papa Bento XVI", complementou.

Ao chegar à localidade, o cardeal pôde constatar a destruição. Embora com menos escombros do que havia nas últimas semanas, diversos pontos da cidade estavam cercados por fitas amarelas, para alertar a população sobre o risco de desabamentos.

Ainda hoje, o secretário do Estado Vaticano -- acompanhado do núncio apostólico no Chile, Dom Giuseppe Pinto -- deve percorrer as proximidades do porto de Talcahuano, um dos mais destruídos, com perdas estimadas em US$ 1,3 bilhão.

Antes de visitar Concepción, Bertone esteve em Santiago, onde se encontrou com o presidente do país, Sebastián Piñera, e em Punta Arenas, na região de Magallanes. Sua visita oficial ao Chile, iniciada na última terça-feira, continua até quarta-feira da próxima semana.

Amanhã, o chefe da diplomacia do Vaticano visitará os santuários de Santa Teresa dos Andes e de Santo Alberto Hurtado, e no domingo, celebrará uma missa na Catedral de Santiago, ocasião em que entregará ao Chile a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do país, doada por Bento XVI às vítimas da tragédia de fevereiro passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host