UOL Notícias Notícias
 

09/04/2010 - 12h40

Sede da ANSA em Bari recebe a segunda carta com ameaças contra Berlusconi

ANSA
BARI, 9 ABR (ANSA) - Uma nova carta com ameaças contra o premier da Itália, Silvio Berlusconi, foi entregue à sede da ANSA em Bari, no sul da Itália. Esta é a segunda missiva endereçada à agência, que já havia recebido um alerta semelhante em 31 de março.

O documento, definido como "a terceira e última advertência" e assinado pelos "Cavaleiros da Itália Vêneto -- Friuli-Veneza Giulia", pede a "demissão imediata" do chefe de Governo.

Caso contrário, "se não podemos ou não conseguimos matar você [o primeiro-ministro], já que está sempre com o colete à prova de balas, vamos matar qualquer Berlusconi mais fácil de acertar" -- netos, filhos ou irmãos.

A mensagem provém de Veneza e traz acusações que se referem ao envio de soldados italianos à guerra no Iraque em 2003 -- "contra a vontade da ONU [Organização das Nações Unidas]" e a serviço de George W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos.

As tropas foram mandadas ao país do Oriente Médio na época em que Berlusconi ocupava o mesmo cargo governamental que tem hoje. Após a eleição de Romano Prodi como primeiro-ministro, em 2006, os soldados italianos deixaram o Iraque.

A carta com ameaças também cita a cidade de Nassíria, local onde ficava o contingente e que foi alvo de um atentado que matou 19 militares do país europeu e 12 iraquianos.

No texto é feito ainda um alerta aos investigadores da Divisão de Investigações Gerais e Operações (Digos, na sigla em italiano), na qual os "Cavaleiros" informam que possuem dez fuzis "com mira telescópica" capazes de acertar um alvo a um quilômetro.

A primeira carta enviada à sede da ANSA em Bari trazia a mensagem de que "haverá uma bomba que explodirá no carro de Berlusconi" e era assinada por "Grupos armados de libertação".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    -0,14
    3,122
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,37
    64.938,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host