UOL Notícias Notícias
 

10/04/2010 - 15h24

Políticos italianos expressam dor por morte de presidente polonês

ANSA
ROMA, 10 ABR (ANSA) - Autoridades políticas italianas expressaram dor e comoção em relação ao acidente aéreo ocorrido hoje na cidade russa de Smolensk e que resultou na morte do presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e da primeira-dama do país, Maria.

O chefe de Estado Giorgio Napolitano enviou uma mensagem de condolências ao mandatário interino, Bronislaw Komorowski, dizendo ter se entristecido após saber do desastre, que vitimou 96 pessoas -- entre elas, 88 membros da delegação oficial polonesa.

"Em um momento assim grave, a Itália, unida a seu país por vínculos tradicionais de autêntica amizade, se sente particularmente próxima ao povo polonês, com o qual divide os ideais europeus e o compromisso de paz na liberdade", afirmou o presidente.

"Desejo fazer chegar em meu nome pessoal e de todo o povo italiano a expressão das mais sentidas condolências e da mais sincera participação no duríssimo luto que golpeia toda a nação em suas mais altas instituições", acrescentou Napolitano.

O ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini também manifestou "profunda dor" em relação à tragédia e se mostrou "particularmente próximo aos familiares de Kaczynski, às instituições e ao povo polonês".

"Soube com dor e desânimo a notícia do trágico acidente aéreo no qual perderam a vida o presidente da República Lech Kaczyski e toda a delegação que o acompanhava", relatou o titular da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, também em mensagem a Komorowski.

Já o chefe do Senado italiano, Renato Schifani, falou sobre o ocorrido em nota enviada a seu homólogo polonês, Bogdan Borusewicz. "Este trágico, gravíssimo evento, que golpeia os chefes do Estado e todo o seu país, nos comove e provoca dor", afirmou.

"Envio-lhe, caro presidente, os fraternos sentimentos de condolências meus e da Assembleia do Senado da República italiana por estas dolorosas perdas", complementou Schifani.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host