UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 17h17

Em reunião bilateral, Lula e Berlusconi discutiram futuro de Battisti

ANSA
WASHINGTON, 12 ABR (ANSA) - O caso do italiano Cesare Battisti foi um dos temas discutidos hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o premier italiano, Silvio Berlusconi, que mantiveram uma reunião bilateral em Washington.

Battisti, atualmente detido na prisão da Papuda, em Brasília, é requisitado pela Itália, onde é condenado à prisão perpétua, mas foi beneficiado no Brasil pelo status de refugiado, concedido pelo Ministério da Justiça em janeiro de 2009.

O caso do ex-membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) foi à análise do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último ano decidiu apoiar sua extradição, como solicita o Estado italiano, mas determinou que a decisão final caberia a Lula, que ainda não se pronunciou.

De acordo com fontes locais, Lula teria dito a Berlusconi que iria esperar "as motivações" do STF, que deve apresentar o acórdão, a declaração formal da sentença, ainda não redigido pelo ministro Cezar Peluso, relator do caso. Já o primeiro-ministro, ainda segundo fontes consultadas após o encontro, disse "apoiar e confiar" nas autoridades brasileiras.

No encontro, os dois também assistiram à assinatura de um acordo de associação estratégica. Por meio do tratado, as duas nações se comprometeram a cooperar na luta contra a pobreza, contra a mudança climática e pelo desarmamento, entre outros pontos.

O presidente brasileiro ainda aproveitou a ocasião para convidar Berlusconi a realizar uma visita à nação sul-americana. No início do ano, o chefe de Governo italiano pretendia ir ao país, contudo esta viagem foi suspensa.

Berlusconi e Lula se reuniram esta tarde na sede da Embaixada do Brasil em Washington. Mais tarde, junto a líderes de outras 45 nações, eles participarão da Cúpula sobre Segurança Nuclear, organizada pelo governo de Barack Obama.

Sobre o tema, Brasil e Itália também concordaram em trabalhar pela não-proliferação nuclear e para manter e consolidar a paz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host