UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 14h13

Internautas se opõem à viagem de Bento XVI a Malta

ANSA
VALLETA, 12 ABR (ANSA) - Um grupo de internautas criou uma comunidade no site de relacionamentos Facebook contra a visita que o papa Bento XVI fará a Malta no próximo final de semana.

Intitulado "Não ao papa Bento XVI em Malta" [na tradução literal], a comunidade já reúne mais de mil pessoas.

Nos últimos dias, alguns moradores de Malta também protestaram contra a viagem apostólica rabiscando em fotos do Papa. Em uma das imagens, foi desenhado um bigode similar ao de Adolf Hitler.

As autoridades do país já estão reforçando a segurança para receber o Pontífice, sendo que aumentaram os protocolos de controle para ingressar ou sair de Malta por via marítima e aérea.

A polícia também está atenta à possibilidade de grupos realizarem protestos devido às recentes denúncias de abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica.

Há alguns dias, cerca de dez pessoas na faixa dos 30 anos de idade contaram que promoveriam manifestações no decorrer da viagem do Papa. Elas já foram internas do orfanato católico Casa São José, na localidade de Santa Venera, e pretendem pedir justiça em nome dos que sofreram abusos na instituição nos anos 1980.

Atualmente, a Igreja Católica enfrenta denúncias de abuso sexual em diversos países, como Estados Unidos, França, Irlanda, Alemanha, Itália, México, Canadá, Áustria, Suíça, Noruega, África do Sul, Dinamarca, Nova Zelândia, Reino Unido, entre outros.

Até o momento, a Santa Sé não anunciou nenhuma alteração na agenda que Bento XVI cumprirá durante os dias 17 e 18 em Malta. Está previsto para o Pontífice andar de Papamóvel em 44 localidades da ilha no fim de semana.

A viagem ao arquipélago mediterrâneo será a primeira de Bento XVI neste ano. Ainda em 2010 ele visitará Portugal, Chipre, Grã-Bretanha e Espanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host