UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 12h34

Membro da Cúria Romana e bispos italianos defendem Papa

ANSA
ROMA, 12 ABR (ANSA) - O presidente da Comissão Disciplinadora da Cúria Romana, cardeal Julian Herranz, e a Conferência Episcopal Italiana (CEI) defenderam a atuação do papa Bento XVI em relação aos escândalos de pedofilia que envolvem a Igreja Católica.

Em entrevista ao Corriere della Sera, Herranz relatou que há pelo menos três fatos que testemunham a disposição positiva do Pontífice na luta contra este crime.

O cardeal apontou que em maio de 2001, Joseph Ratzinger, que na época era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, acolheu a proposta de colocar o abuso sexual contra menores entre os delitos mais graves.

Além disso, em 2005 trabalhou pelo processo contra o padre mexicano Marcial Maciel, criador dos Legionários de Cristo e acusado de ter molestado seminaristas. Por último, em 2009 concedeu faculdades especiais à congregação vaticana para resolver os casos de imoralidade no clero, entre os quais os abusos.

Para o presidente da Comissão Disciplinadora da Cúria Romana, o Papa "está alçando sua voz contra uma visão de absoluto relativismo e de um esperado individualismo dos direitos".

"Devemos ser gratos a Bento XVI por seu constante empenho", complementou Herranz, afirmando que este compromisso "não é somente uma salvaguarda para o futuro da Igreja Católica, mas também um exemplo para tantas outras instituições".

Em um comunicado difundido em ocasião do quinto aniversário do pontificado de Joseph Ratzinger, que será celebrado em 19 de abril, a CEI se une ao chefe de Estado da Santa Sé, "centro de unidade e sinal visível de comunhão".

Os bispos italianos também falam do "dever de purificação" da Igreja no país, rezando em particular pelas vítimas de abusos sexuais e por todos, em qualquer parte do mundo, "que foram maculados por tais odiosos crimes".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host