UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 16h27

México: Fundador da Legião de Cristo deve ser tratado como 'delinquente', diz deputada

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 12 ABR (ANSA) - A líder da bancada do governista Partido Ação Nacional (PAN) na Câmara dos Deputados, Josefina Vázquez Mota, afirmou hoje que o sacerdote mexicano Marcial Maciel, acusado de crimes de pedofilia, deve ser tratado como "um deliquente".

"Maciel deverá ser visto e tratado como o que sempre foi: um deliquente ao qual sua batina e redes de poder não podem servir de desculpa ou amenizar suas aberrações e terríveis atos", indicou Vázquez Mota.

Maciel, criador dos Legionários de Cristo, é acusado de ter molestado seminaristas. Além disso, o padre, que morreu em 2008 aos 87 anos, utilizava identidades falsas para manter relações com diversas mulheres, com as quais teve três filhos, que relataram terem sofrido abusos sexuais do próprio pai.

"Maciel foi, em grande medida, um promotor da morte e da destruição da verdade, da confiança e da honestidade. Com sua pedofilia, promoveu a morte de esperanças, de pedaços da vida dos que foram presa de sua perversão e maldade", declarou a legisladora por meio do "Semana GPPAN", publicação oficial dos deputados de seu partido.

No mês passado, a primeira fase das investigações solicitadas pelo papa Bento XVI sobre o caso foi concluída. Os resultados devem ser divulgados ainda este mês.

Os responsáveis pelo processo, entre eles o bispo italiano de Alexandria, Giuseppe Versaldi, visitaram mais de 120 comunidades dos Legionários de Cristo, fazendo entrevistas individuais com sacerdotes e religiosos.

Em 2006, ao final de outra investigação de quase dez anos sobre abusos sexuais contra seminaristas, foi decidida a suspensão de Maciel do ministério sacerdotal e episcopal e, devido a sua idade avançada e saúde debilitada, houve uma renúncia ao processo canônico.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h40

    -0,68
    3,115
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h46

    -0,68
    75.457,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host