UOL Notícias Notícias
 

12/04/2010 - 10h41

Mujica fala de plano habitacional em reunião com sindicalistas

ANSA
MONTEVIDÉU, 12 ABR (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, se reuniu com representantes da central sindical PIT-CNT e da cooperativa de construção de moradias FUCVAM para abordar temas referentes ao seu Plano de Impacto Habitacional.

Segundo o funcionário da Presidência Diego Cánepas, o encontro, realizado ontem, foi "muito positivo", sendo que Mujica e os sindicalistas discutiram "a complexidade do tema da moradia".

Em declarações ao jornal Montevideo Portal, Cánepas destacou ainda que é preciso "gerar uma mobilização solidária para cumprir com os objetivos do presidente: erradicar a indigência e diminuir a pobreza".

A senadora e primeira-dama uruguaia, Lucía Topolansky, confirmou à ANSA que o Plano de Impacto Habitacional será iniciado em junho.

A iniciativa, além de facilitar o crédito habitacional para a população de baixa renda, tem o objetivo de qualificar as famílias para cuidarem de temas ligados a educação, saúde e alimentação.

De acordo com Topolansky, o programa atenderá "o básico" da problemática da moradia, mas, a partir de uma solução primária, "podemos seguir melhorando as condições de vida".

O governo de Mujica, que tomou posse no último dia 1º de março, tem entre as metas eliminar a indigência, que atinge cerca de 80 mil uruguaios -- sendo que a população total do país é de 3,2 milhões de habitantes -- e reduzir a pobreza pela metade.

Mujica, ex-guerrilheiro tupamaro e membro da coalizão esquerdista Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai em novembro do ano passado, ao vencer, no segundo turno das eleições locais, com mais de 53% dos votos, o candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host