UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 12h26

Bento XVI diz que Jesus é 'o coração do Brasil'

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 15 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI afirmou que Jesus "é verdadeiramente o coração do Brasil", ao receber nesta manhã, no Vaticano, um grupo de bispos da região do Amazonas.

"Ele é verdadeiramente o coração do Brasil, de onde vem a força para todos os homens e mulheres brasileiros se reconhecerem e se ajudarem como irmãos", comentou o Pontífice.

Durante o encontro, Bento XVI pediu para os religiosos evitarem qualquer "sincretismo", respeitando ao máximo a disciplina do culto.

Demonstrando preocupação "por tudo que possa ofuscar o ponto mais original da fé católica: a presença real de Cristo na hóstia e nos cálices consagrados", o Papa defendeu que o culto "não pode nascer da nossa fantasia".

"Sem a Eucaristia e a centralidade da figura de Cristo, não seria uma verdadeira Igreja, mas uma comunidade ocupada com muitas coisas em vez de se recolher na única coisa necessária: o seu Senhor", disse o Pontífice.

Segundo ele, "seria somente um grito na escuridão, ou uma simples auto-afirmação. A verdadeira liturgia supõe que Deus responda e mostre como podemos adorá-lo".

Bento XVI lamentou também que ainda hoje haja "uma mentalidade incapaz de aceitar a possibilidade de uma real intervenção divina neste mundo em socorro dos homens".

Os bispos brasileiros, por sua vez, enumeraram ao Pontífice os principais desafios da Igreja Católica local, entre eles os problemas ecológicos e sociais, e o acompanhamento da formação de futuros sacerdotes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host