UOL Notícias Notícias
 

15/04/2010 - 19h42

Devido a vulcão, Alitalia cancela voos para o norte da Europa

ANSA
ROMA, 15 ABR (ANSA) - A companhia aérea Alitalia informou hoje o cancelamento de todos os voos previstos para a manhã desta sexta-feira com destino a Paris, Amsterdã, Londres e Bruxelas, cidades que tiveram seus aeroportos fechados devido às cinzas expelidas por um vulcão islandês.

Os aeroportos das respectivas cidades terão suas operações interrompidas até o meio-dia de amanhã. Em nota divulgada esta tarde, a Alitalia informou que "caso ocorra a eventual reabertura antecipada dos aeroportos, voltará a restabelecer as conexões, também recorrendo, quando possível, a voos especiais".

A companhia italiana também afirmou que está em contato direto e constante com os passageiros cujas viagens foram canceladas para fornecer informações e assistência e para evitar esperas inúteis nos aeroportos.

Centenas de pessoas não puderam embarcar hoje devido aos cancelamentos provocados pela erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, cuja fumaça causou o encobrimento do espaço aéreo de grande parte do norte europeu.

No aeroporto internacional de Roma, havia uma fila à espera de novidades sobre as partidas. "Deveríamos ter saído no começo da tarde", disse Ricardo, líder de um grupo de 53 estudantes de um colégio de Palermo, que iria a Londres.

"Uma vez que chegamos aqui tivemos a ingrata notícia de que todos os voos para a capital inglesa foram cancelados. Neste momento, não nos resta mais do que voltar essa noite a Palermo e adiar a viagem", completou.

Um turista inglês, ao lado de sua mulher e dois filhos, foi obrigado a ficar duas horas na fila do aeroporto. "O que dizer?", disse sorrindo. "Não é culpa de ninguém: quando se trata da mãe natureza não nos resta outra coisa a não ser escutá-la. Quer dizer que ficaremos uma noite a mais como turistas nesse belo país".

A erupção do vulcão islandês causou hoje o maior caos registrado no sistema aéreo da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de cinco mil voos ao continente europeu foram cancelados e aeroportos de diversos países estão fechados. As atividades devem ser normalizadas após a dispersão das cinzas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host