UOL Notícias Notícias
 

18/04/2010 - 09h50

Papa fica 'consternado' ao ouvir vítimas de pedofilia

ANSA
VALLETTA, 18 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI, que se reuniu hoje com vítimas de pedofilia em Malta, ficou "profundamente consternado com as histórias contadas" e expressou "sua vergonha e dor por aquilo que as vítimas e suas famílias sofreram".

Segundo fontes locais, Bento XVI recebeu oito vítimas de abusos sexuais cometidos em um orfanato católico da localidade de Santa Venera, na década de 1980.

Durante o encontro, o Pontífice orou "com eles e lhes garantiu que a Igreja está fazendo e continuará fazendo tudo o que estiver ao seu alcance para investigar as acusações e entregar à Justiça os responsáveis pelos abusos", informou uma nota divulgada pelo Vaticano. Ele também assegurou que serão tomadas "medidas eficazes para salvaguardar os jovens no futuro".

Na mesma linha da carta pastoral aos fiéis da Irlanda, onde também foram registrados abusos sexuais contra menores cometidos por membros do clero, Bento XVI pediu ainda às vítimas que "experimentem o restabelecimento e a reconciliação, que lhes permitam seguir em frente com renovada esperança".

O Pontífice, que iniciou ontem sua viagem ao arquipélago, completa hoje o segundo e último dia da visita, realizada em ocasião do 1950º aniversário do naufrágio de São Paulo.

Na última semana, malteses pediram para falar em privado com o Papa durante sua estadia no país, renunciando ao protesto que havia sido anunciado anteriormente, que seria realizado neste fim de semana. Ontem, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, sinalizou a possibilidade do encontro.

Em visitas aos Estados Unidos e à Austrália, ambas ocorridas em 2008, Bento XVI se reuniu com grupos locais, encontros que não estavam previstos no cronograma oficial. Além disso, no Vaticano, ele recebeu uma delegação canadense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host