UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 09h38

Ao voltar à Itália, Bento XVI envia saudações ao povo e ao presidente do país

ANSA
ROMA, 19 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI, que completa hoje cinco anos à frente da Igreja Católica, enviou saudações ao povo italiano ao retornar de sua primeira viagem internacional do ano, realizada no último fim de semana a Malta.

Em um telegrama endereçado ao presidente Giorgio Napolitano, o Pontífice dirigiu "bênçãos especiais em favor da harmonia e do bem da nação".

"No retorno de minha viagem, na qual pude encontrar e confirmar a fé da comunidade cristã rica de fervor espiritual, enquanto agradeço a Deus por esta renovada experiência de comunhão eclesial, envio ao senhor presidente e ao povo italiano os meus cumprimentos, junto a uma especial oração", ressaltou o documento.

A visita do Pontífice ao arquipélago mediterrâneo ocorreu em ocasião do 1950º aniversário do naufrágio de São Paulo nas ilhas -- segundo a tradição, o acidente ocorreu em meio a uma viagem a Roma.

Durante sua estadia de dois dias no país, o Papa se reuniu com autoridades locais, celebrou missa e abordou temas como a imigração.

O ápice da visita, por outro lado, foi a conversa mantida por ele com vítimas de abusos sexuais cometidos por religiosos, que atuavam em um orfanato católico da localidade de Santa Venera na década de 1980.

Nos últimos meses, uma série de denúncias de pedofilia recaiu sobre a Igreja Católica em diversos países do mundo, entre eles Alemanha, Áustria, Canadá, França, Irlanda, Itália, México, Noruega, Suíça. Especialistas acreditam que esta é uma das piores crises enfrentadas pela Igreja.

Bento XVI, eleito papa em 19 de abril de 2005, foi o segundo pontífice a viajar a Malta. Antes, João Paulo II (1978-2005) esteve no país em duas ocasiões, nos anos de 1990 e 2001. Até o fim do ano, Bento XVI deve visitar Portugal, Chipre, Grã-Bretanha e Espanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host