UOL Notícias Notícias
 

19/04/2010 - 18h09

Colômbia divulga número de habilitados para as eleições presidenciais

ANSA
BOGOTÁ, 19 ABR (ANSA) - A Registradoria Nacional da Colômbia informou hoje que o número de eleitores habilitados para participar do pleito presidencial de 30 de maio, que elegerá o sucessor de Álvaro Uribe, será de 29.997.574.

De acordo com os dados da Registradoria, órgão responsável pela organização do processo eleitoral, a quantidade de colombianos que poderá votar será um pouco maior que a registrada em 14 de março, quando 29.852.099 pessoas podiam eleger os parlamentares do país.

O titular desse órgão, Carlos Sánchez, ainda esclareceu que a expectativa é que o índice de abstenções seja inferior aos registrados nas últimas eleições, quando beiravam os 50%.

Ontem, os principais candidatos à Presidência da Colômbia participaram de um debate promovido pelo jornal El Espectador e pela Rádio Caracol.

O evento foi marcado pela acusação da postulante do Partido Conservador (PCC), Noemí Sanín, ao governista Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional.

Segundo ela, Santos teria oferecido cargos para que alguns políticos de seu partido participassem ativamente da campanha.

O governista, ex-ministro da Defesa, negou a proposta e garantiu que abandonaria a vida pública caso ela fosse comprovada.

Até o momento, Santos lidera as pesquisas de intenção de voto com 30%. O candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, é o segundo colocado com 20% das preferências.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h00

    -0,15
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h03

    1,07
    63.334,23
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host