UOL Notícias Notícias
 

22/04/2010 - 08h30

Mujica e Cristina se reúnem na semana que vem para abordar veredicto de Haia

ANSA
MONTEVIDÉU, 22 ABR (ANSA) - O ministro uruguaio das Relações Exteriores, Luis Almagro, expressou otimismo em relação ao encontro entre o presidente José Mujica e sua homóloga argentina, Cristina Fernández de Kirchner, ocasião na qual deve ser abordado o recente veredicto da Corte Internacional de Justiça, em Haia.

"Esperamos retomar o diálogo da reunião anterior, que teve sinais favoráveis ao Uruguai, com avanços muito importantes em temas de interesse nacional", contou o chanceler, referindo-se ao encontro ocorrido em 5 de abril entre os dois mandatários na capital argentina.

De acordo com Almagro, a nova reunião será realizada na próxima quarta-feira, na residência presidencial de Olivos, localizada a cerca de 20 quilômetros de Buenos Aires.

O encontro ocorrerá quase dez dias depois do pronunciamento da Corte de Haia em relação ao processo aberto pela Argentina em 2006 contra a instalação de uma fábrica de pasta de celulose na localidade uruguaia de Fray Bentos, na fronteira das duas nações.

De acordo com o tribunal da ONU, o Uruguai descumpriu o Tratado do Rio Uruguai ao autorizar a instalação da indústria -- pertencente ao grupo finlandês UPM, ex-Botnia -- sem consultar o governo argentino.

Apesar disso, a corte disse não ver motivos para ordenar o fechamento da fábrica, pois concluiu que o empreendimento não polui o local, como defendia a Argentina, e declarou que não instituiria uma compensação financeira devido à disputa.

Em declarações à imprensa uruguaia, o chanceler destacou que, durante o encontro dos presidentes, não serão abordados "outros temas estratégicos da região".

Almagro conversou na manhã de ontem por telefone com o ministro argentino das Relações Exteriores, Jorge Taiana, para acertar os últimos detalhes desta reunião, da qual participarão também diplomatas.

O processo sobre a fábrica de pasta de celulose causou a pior crise diplomática entre os dois países nas últimas décadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h59

    0,17
    3,285
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h10

    1,05
    63.924,59
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host