UOL Notícias Notícias
 

24/04/2010 - 18h09

Ex-primaz da Bélgica desmente ter sabido de denúncias de pedofilia

ANSA
BRUXELAS, 24 ABR (ANSA) - O cardeal Godfried Danneels, que chefiou a Igreja da Bélgica entre 1979 e 2009, desmentiu ter tido conhecimento dos abusos cometidos nos anos 1990 pelo ex-bispo de Bruges Roger Vangheluwe, que teve sua demissão aceita pelo Vaticano recentemente.

"Nunca tive suspeitas sobre a existência de tentativas de silenciar os abusos do bispo Vangheluwe, nem estas foram nunca acobertadas pelo segredo", declarou Danneels, durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

A acusação partiu do ex-padre Rik Devillé, considerado um "dissidente" e que é um dos promotores na Bélgica de um grupo de trabalho sobre direitos humanos na Igreja.

De acordo com o ex-religioso, entre 1992 e 1998 cerca de 300 denúncias de abusos sexuais cometidos por padres contra crianças foram enviadas ao Arcebispado de Bruxelas-Malines, na época comandado por Danneels.

Devillé contou que, destas suspeitas, cerca de 15 tiveram seguimento, quase nunca judiciário. Pelo contrário: os padres envolvidos não sofriam sanções, mas as vítimas eram submetidas a processos por calúnia e difamação. Entre os casos ignorados estariam os que se referem ao pedófilo Vangheluwe, que admitiu seus crimes em carta à Santa Sé.

"O cardeal Danneels não se lembra destas denúncias", assegurou um porta-voz do ex-primaz da Bélgica, assinalando que ele "teria certamente intervindo" se soubesse de suspeitas referentes ao ex-bispo de Bruges.

Representantes do arcebispo emérito recordaram suas palavras anteriores, segundo as quais ele teria sido informado sobre o caso de Vangheluwe somente no início de abril.

"Foi então organizado um encontro do bispo com a vítima e depois foi decidido organizar um segundo colóquio. Por isso, o cardeal esperou antes de informar a comissão contra os abusos na Igreja", acrescentaram as fontes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host