UOL Notícias Notícias
 

25/04/2010 - 17h15

Porta-voz do Vaticano volta a reafirmar viagem do Papa ao Reino Unido

ANSA
ROMA, 25 ABR (ANSA) - O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, tornou a dizer que está encerrado o caso da publicação do dossiê interno de um funcionário da Chancelaria do Reino Unido, que trazia gozações sobre a visita do papa Bento XVI ao país.

"Para nós a questão está fechada e não pode absolutamente mudar no que se refere à visita do Pontífice à Grã-Bretanha, prevista para setembro", declarou o representante da Santa Sé em entrevista à ANSA.

"O Foreign Office [Ministério das Relações Exteriores da nação europeia] já ontem tinha fornecido sua explicação. Também o embaixador britânico junto ao Vaticano, Francis Campbell, havia se dirigido à Secretaria de Estado para apresentar desculpas", apontou.

Lombardi relembrou ainda que também desde ontem o órgão diplomático da Santa Sé "disse que a coisa acabava ali: a preparação da viagem de Bento XVI prossegue como antes". "No Vaticano não há nenhuma preocupação", acrescentou.

O padre desmentiu assim boatos da imprensa britânica, segundo os quais o caso poderia comprometer a visita do Pontífice ao país.

O The Times, por exemplo, reportou em sua edição online no início da tarde [horário local] a hipótese de um cancelamento da viagem.

O jornal citou um ex-membro da Cúria Romana, que falou de forte irritação na Santa Sé devido ao episódio e ao fato de que o funcionário que seria o autor do dossiê foi somente destinado a outro cargo.

Entre as citações do texto, havia sugestões de que durante a visita do chefe máximo da Igreja Católica ao Reino Unido ele benzesse um casamento gay, inaugurasse um departamento para abortos em um hospital e lançasse um novo tipo de preservativos com o nome de 'Benedict' (bento, em inglês).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host