UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 15h47

Colômbia-Eleições: Candidato de oposição admite que errou ao dizer que admira Chávez

ANSA
BOGOTÁ, 27 ABR (ANSA) - O ex-prefeito de Bogotá e candidato do opositor Partido Verde às eleições presidenciais colombianas, Antanas Mockus, admitiu hoje que errou ao dizer que "admira" o mandatário venezuelano, Hugo Chávez.

"Usei a palavra admirar inadequadamente. Acredito que ninguém haveria repercutido sobre o tema se eu tivesse dito simplesmente que respeito o governo do presidente Chávez, que, de todos os modos, foi eleito democraticamente", salientou Mockus em uma entrevista à emissora La FM.

Ontem, o candidato do PV pediu que a campanha eleitoral se concentrasse apenas nos temas que dizem respeito à Colômbia e deixasse de lado as declarações de Chávez.

Na semana passada, o presidente venezuelano criticou o postulante do governista Partido Social da Unidade Nacional ao pleito, Juan Manuel Santos, a quem chamou de "lobo" disfarçado de "Chapeuzinho vermelho".

Santos, por sua vez, lamentou a atitude de Chávez, que considerou como uma tentativa de interferir nas eleições de 30 de maio, o que não seria "desejável para a população" do país.

Para o candidato do Polo Democrático Alternativo, Gustavo Petro, a polêmica pode favorecer o postulante governista, já que Chávez é "rechaçado pela sociedade colombiana".

Hoje, Mockus, Santos e Petro participarão de um debate organizado pelas emissoras Citytv e La W. Além dos três, também estarão presentes outros três concorrentes à presidência do país: Noemi Sanín, do Partido Conservador Colombiano, Rafael Pardo, do Partido Liberal e Germán Vargas Lleras, da Mudança Radical.

De acordo com pesquisa de intenção de voto divulgada ontem, Mockus está na primeira colocação com 38% das preferências. Esse levantamento foi o primeiro que o colocou à frente de Santos, que teria 29%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h50

    -0,22
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h54

    -0,29
    75.751,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host