UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 12h12

Embaixador italiano visita zonas afetadas por terremoto no Chile

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 27 ABR (ANSA) - O embaixador da Itália no Chile, Vincenzo Palladino, visitou a cidade de Talca, na região de Maule, para conhecer o lugar escolhido para a instalação de um hospital modular que será enviado por Roma a fim de ajudar as vítimas do terremoto de fevereiro.

O lugar possui 27 mil metros quadrados, três acessos e está localizado em uma área pavimentada e asfaltada onde antes funcionava um supermercado.

Palladino conversou com o intendente (governador) de Maule, Rodrigo Galilea, com o secretário regional ministerial de Saúde, Osvaldo Palma, e com o diretor do Serviço de Saúde, Luis Puelma, entre outras autoridades locais.

Há uma grande expectativa em torno da chegada do hospital, sobretudo porque se aproxima o inverno no Hemisfério Sul e a situação sanitária, bastante comprometida devido ao abalo sísmico, ficará ainda mais complicada.

O terremoto que atingiu o Chile na madrugada do dia 27 de fevereiro alcançou 8,8 graus na escala Richter e causou a morte de mais de 400 pessoas. Estimativas do governo apontam que os prejuízos trazidos pelo tremor foram de US$ 30 bilhões.

O hospital modular partirá da Itália já nos próximos dias e sua chegada ao Chile é prevista para o início de junho. O país europeu também mandará pessoal médico para ajudar a colocar a estrutura em funcionamento.

O envio é uma iniciativa da Afmal -- organização não-governamental italiana dedicada à emergência sanitária e projetos internacionais --, através da Defesa Civil da nação.

O hospital permitirá a realização de cirurgias e, gradualmente até o final do ano, agregará mais quatro pavilhões de operação modulares e outros serviços que serão licitados pelo Ministério da Saúde do Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    -0,96
    3,150
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h49

    0,51
    70.365,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host