UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 11h39

Ministro paraguaio relaciona atentado contra senador a Estado de Exceção

ANSA
ASSUNÇÃO, 27 ABR (ANSA) - O ministro paraguaio do Interior, Rafael Filizzola, relacionou hoje o atentado sofrido pelo senador Robert Acevedo com o Estado de Exceção declarado em cinco departamentos (estados) do país.

Segundo o jornal Ultima Hora, o ministro manifestou preocupação pela segurança do congressista e ressaltou que não é uma simples "coincidência" o fato de o ataque ter sido cometido a partir do momento em que o Estado de Exceção entrou em vigor.

A pedido do presidente Fernando Lugo, a Câmara de Deputados do Paraguai aprovou na sexta-feira o projeto de lei que institui a medida em cinco departamentos do país por 30 dias, para que as Forças Armadas participem de ações de combate ao Exército Popular Paraguaio (EPP).

A utilização de militares nas operações contra o EPP é uma resposta aos quatro assassinatos que teriam sido realizados por esse grupo armado na última quarta-feira. Os estados sob efeito da medida são Concepción, Alto Paraguai, Presidente Hayes, San Pedro e Amambay.

Foi na capital deste último departamento, Pedro Juan Caballero -- na fronteira com o Brasil --, que Acevedo foi atacado ontem a tiros. O motorista Floriano Alonso e o policial Richard Martinez, que protegiam o parlamentar, morreram.

A imprensa paraguaia publicou hoje que dois brasileiros foram presos sob suspeita de terem cometido o ataque. A dupla seria da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

Acevedo já foi governador de Amambay e seu mandato foi marcado por várias denúncias feitas por ele contra uma suposta relação entre autoridades locais e narcotraficantes.

O departamento, que fica na fronteira com o Brasil, é considerado um dos locais mais violentos do Paraguai.

Filizzola também relembrou que o atentado ocorreu no mesmo dia em que o jornalista Santiago Leguizamón foi assassinado, há 19 anos, na mesma cidade, a tiros. Ele era conhecido por denunciar o narcotráfico no local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host