UOL Notícias Notícias
 

27/04/2010 - 12h45

Secretário de Estado do Vaticano fala em atitude 'agressiva' da imprensa

ANSA
BARCELONA, 27 ABR (ANSA) - O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, assinalou que "há certamente, da parte da imprensa, uma [atitude] agressiva" sobre os escândalos de pedofilia que envolvem a Igreja Católica em diversos países.

Em entrevista a um canal de televisão espanhol, o chefe da diplomacia da Santa Sé ressalvou, no entanto, que o posicionamento demonstrado pelos jornais não chega a ser "uma conspiração".

Durante seu último dia de visita ao país ibérico, Bertone assegurou ainda que "a linha da transparência foi adotada claramente e plenamente" pelo Vaticano no confronto às suspeitas de abuso sexual contra menores.

Na mesma ocasião, o secretário de Estado apontou que o celibato dos membros do clero "não é intocável", mas uma "tradição positiva e fecunda" na história da instituição, citando igrejas orientais, inclusive católicas, que aceitam sacerdotes casados.

"É a não observância do celibato que traz tantos riscos" e "consequências tão dolorosas", declarou ele.

Durante uma entrevista concedida neste domingo ao jornal La Vanguardia, o cardeal havia afirmado que "não há uma relação direta entre o celibato e o comportamento desviado de alguns sacerdotes".

Segundo ele, ignorar esse sacramento é o que "produz uma progressiva degradação da vida dos padres, que para de ser um exemplo, um dom, um guia espiritual para todos os outros".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h19

    0,40
    3,292
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h24

    -0,48
    62.954,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host