UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 15h03

Colômbia-Eleições: Terceira colocada se diz otimista após pesquisa

ANSA
BOGOTÁ, 28 ABR (ANSA) - A candidata do Partido Conservador Colombiano (PCC) às eleições presidenciais, Noemí Sanín, se mostrou otimista com a pesquisa de intenção de voto divulgada hoje, em que aparece na terceira colocação com 16,2% das preferências.

"Como diz a pesquisa, pouco a pouco vou me aproximando", indicou Sanín, cujo partido faz parte da base governista do presidente Álvaro Uribe, mas que decidiu lançar a candidatura própria após realizar prévias e discussões internas.

De acordo com o levantamento da consultoria Gallup, o candidato de Uribe, Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Social, tem 34,2% das intenções e está tecnicamente empatado com o representante do opositor Partido Verde (PV), Antanas Mockus, com 31,6%.

Os números confirmam a ascensão de Mockus, que, há pouco menos de três semanas, aparecia empatado com Sanín, ambos próximos dos 20% das preferências.

O candidato do Partido Liberal (PL), Rafael Pardo, que aparece na quarta colocação com 5,7% das intenções, minimizou a importância das pesquisas.

"Há um mês, os que disputavam a presidência eram Noemi Sanín e Sergio Fajardo e agora Fajardo nem sequer é candidato. Então não se pode tomar decisões com essa base, mas sim manter a intensidade da campanha", argumentou Pardo.

O postulante do Polo Democrático Alternativo (PDA), Gustavo Petro, que tem 5% das preferências, indicou que "é melhor se desconectar das pesquisas e se concentrar no debates para deixar que a população escute as propostas e, a partir disso, decida em quem votar".

O primeiro turno das eleições presidenciais colombianas ocorrerá no dia 30 de maio e nove concorrentes estão na disputa para suceder Uribe, que deixará o cargo em agosto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host