UOL Notícias Notícias
 

28/04/2010 - 09h55

Em audiência, Papa diz a sacerdotes que caridade só pode ser exercitada em Cristo

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 28 ABR (ANSA) - O papa Bento XVI falou aos sacerdotes católicos, dizendo-lhes que devem doar a vida "aos mais pobres, necessitados, aos últimos" na "profunda convicção" de que só é possível "exercitar a caridade" vivendo em Cristo e na Igreja.

Na audiência geral desta quarta-feira, o Pontífice comentou a vida dos santos italianos Leonardo Murialdo, que criou a Congregação de São José; e João Benito Cottolengo, que fundou a obra de caridade "Pequena Casa da Divina Providencia".

Falando deste último, Bento XVI lembrou que no próximo domingo, durante sua visita a Turim para a exposição do Santo Sudário -- o pano que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após a crucificação, exibido ao público desde o dia 10 pela primeira vez em dez anos --, poderá "venerar as relíquias deste santo e encontrar os hóspedes da Casa".

Já as palavras do Papa sobre São Leonardo Murialdo foram aplaudidas por cerca de 1.300 fieis presentes na Praça de São Pedro que participam da peregrinação promovida em ocasião do 110º aniversário de sua morte.

"Estes dois santos sacerdotes viveram seu ministério em doação total da vida aos mais pobres, aos mais necessitados, aos últimos, encontrando sempre a raiz profunda, a fonte inesgotável das suas ações, no relacionamento com Deus, alcançados por seu amor, na profunda convicção de que não é possível exercitar a caridade sem viver em Cristo e na Igreja", declarou.

"Que sua intercessão e exemplo continuem a iluminar o ministério de tantos sacerdotes que se dedicam com generosidade a Deus e ao rebanho a eles confiado, e ajudem todos a se doar com alegria a Deus e ao próximo", acrescentou o Pontífice.

Ao final da solenidade de hoje, Bento XVI saudou e manteve uma breve conversa com membros das delegações ecumênicas da Igreja Evangélica Luterana da Noruega e da Igreja da Inglaterra.

O Papa também apertou as mãos, trocou presentes e falou com um pequeno grupo de judeus -- cumprimentados já durante a audiência -- que estão em visita ao Vaticano com a fundação Pave The Way, que promove o diálogo interreligioso em busca da paz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host