UOL Notícias Notícias
 

03/05/2010 - 10h36

Papa faz última saudação a cardeal mais velho da Santa Sé

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 3 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI se despediu hoje de Paul Augustin Mayer, o mais antigo membro do Colégio Cardinalício, morto na sexta-feira aos 98 anos, lembrando que, assim como o Pontífice, ele provinha da região alemã da Baviera.

"Era nascido há quase um século na minha própria terra, particularmente em Altötting, onde há um santuário mariano ao qual sou muito ligado", assinalou o chefe máximo da Igreja Católica em sua última saudação a Mayer.

O cardeal havia sido prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e presidente da Comissão Pontifícia "Ecclesia Dei".

A cerimônia fúnebre foi celebrada pelo decano dos cardeais, Angelo Sodano, no Altar da Cátedra da Basílica Vaticana. Ao final da solenidade, Bento XVI pronunciou a homilia e presidiu o rito da Ultima Commendatio e da Valedictio.

Lembrando da Virgem de Altötting e dirigindo-lhe a "oração de intercessão", o Papa -- que comentou a trajetória de Mayer -- ressaltou que o cardeal "nasceu junto àquele santuário e morreu na sombra desta Basílica Vaticana".

Depois da morte do religioso alemão, o arcebispo emérito de Ravenna Ersilio Tonini, de 95 anos, se tornou o membro mais velho do Colégio Cardinalício.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h08

    -0,47
    75.246,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host