UOL Notícias Notícias
 

04/05/2010 - 19h30

Chilenos receberão informes sobre situações de risco via celular

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 4 MAI (ANSA) - O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi, na sigla em espanhol) enviará mensagens de texto para celulares do país com informações sobre o que deve ser feito em situações de risco.

A medida foi divulgada hoje pelo ministro chileno de Transporte e Telecomunicações, Felipe Morandé, e pelo diretor do Onemi, Vicente Nuñez.

"Em 27 de fevereiro, o terremoto nos ensinou uma grande lição: que não estávamos preparados como país, nem como setor de telecomunicações para enfrentar uma catástrofe dessa natureza. As comunicações falharam para as pessoas e o Estado", analisou Morandé ao recordar o tremor de 8,8 graus na escala Richter.

De acordo com o ministro, o sistema será implantado até o final deste ano ou, no máximo, até meados de 2011.

"Triplicaremos as capacidades das redes de telefonia celular para enviar e receber mensagens de texto. Essa foi uma das coisas que aprendemos dessa experiência e de outras, como o Katrina e os tsunamis na Ásia", explicou Morandé.

As autoridades ainda esclareceram que o serviço não aumentará o custo dos usuários e que, futuramente, as mensagens também poderão ser enviadas a televisões digitais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host