UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 08h18

Bento XVI pede para países diminuírem produção nuclear

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 5 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje aos países presentes na 8ª Conferência Mundial do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), iniciada na última segunda-feira em Nova York, para "superarem" as desavenças e buscarem a paz.

"Exorto todos os participantes da reunião de Nova York a superar os condicionamentos da história e a tecer pacientemente a trama política e econômica da paz, para ajudar no desenvolvimento humano integral e nas autênticas aspirações dos povos", disse o Pontífice durante a audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Bento XVI também ressaltou que "o processo rumo a um desarmamento nuclear seguro está estreitamente ligado a um pleno comprimento dos compromissos internacionais".

Segundo ele, "a paz repousa na confiança e no respeito das obrigações, e não somente no equilíbrio de forças".

"Em tal espírito, encorajo as iniciativas que perseguem um progressivo desarmamento e a criação de zonas livres de armas nucleares, na perspectiva de sua completa eliminação do planeta", exaltou o Papa.

A reunião de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear reúne representantes de mais de 180 países com o objetivo de discutir medidas para deter a disseminação a de armas nucleares e incentivar seu uso pacífico.

O evento está sendo realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, e deve acabar no próximo dia 28.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host