UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 14h17

Colômbia-Eleições: Candidato diz que serviço secreto pode estar envolvido em atentado

ANSA
BOGOTÁ, 5 MAI (ANSA) - O candidato do Partido Mudança Radical às eleições presidenciais colombianas, Germán Vargas Lleras, indicou que o Departamento Administrativo de Segurança (DAS) pode estar envolvido com o atentado que sofreu em Bogotá, em setembro de 2008.

"Nunca houve uma explicação satisfatória sobre esse atentado. É terrível dizer, mas já tinha pensado nisso na época e os fatos da investigação agora me dão novas suspeitas", declarou Vargas Lleras ao recordar que, no dia do ataque, o seu motorista, que havia sido indicado pelo DAS, serviço secreto do país, não foi trabalhar.

Ontem, o ex-diretor de Inteligência do DAS Carlos Arzayúz reconheceu à Justiça colombiana que a entidade tinha uma lista de 18 políticos que deveriam ter suas atividades acompanhadas de perto, como a senadora Piedad Córdoba e o ex-candidato presidencial Carlos Gaviria Díaz.

Além disso, a Rádio Caracol ainda teve acesso a documentos que pedem informações sobre Gustavo Petro, que concorre à presidência do país pelo Polo Democrático Alternativo (PDA).

Petro, por sua vez, salientou a existência de "arquivos" que contêm "inúmeras fotos do atentado a Germán Vargas Lleras" e que comprovam a realização de uma "guerra política".

Já o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, disse que seu governo oferece garantias a todos os políticos do país para que exerçam suas funções.

"O que esse governo faz é dar garantias a todos os políticos. Nunca a oposição radical teve as garantias que tem hoje. Este governo tem dado toda a proteção", analisou Uribe a uma emissora de rádio.

O primeiro turno das eleições que definirão o sucessor de Uribe ocorrerá no dia 30 de maio. O candidato do opositor Partido Verde, Antanas Mockus, aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, seguido de Juan Manuel Santos, que foi ministro da Defesa do atual governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,66
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h47

    -0,73
    68.095,87
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host