UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 11h01

Comunistas chilenos saúdam eleição de Kirchner como secretário da Unasul

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 5 MAI (ANSA) - O Partido Comunista do Chile (PCCh) "saudou" a eleição do ex-presidente argentino Néstor Kirchner (2003-2007) como o primeiro secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

De acordo com uma nota da agremiação, a nomeação do ex-mandatário representa "os princípios de integração latino-americana, de não ingerência nos assuntos internos dos países e a independência plena destas nações em relação a interesses de potências estrangeiras".

O PCCh destacou que tais itens foram aprovados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai), Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela), entre outros.

Além dos chefes de Governo citados, a argentina Cristina Kirchner, o uruguaio José Mujica e o chileno Sebastián Piñera -- bem como representantes de Peru, Colômbia, Guiana e Suriname -- participaram da cúpula da Unasul ontem em Los Cardales, nas proximidades de Buenos Aires.

No mesmo comunicado, o partido mandou um recado ao presidente do Chile, dizendo esperar que ele "atue de acordo com os sentimentos da maioria das nações e de nossos povos".

Sebastián Piñera pertence à Coalizão pela Mudança, de direita, e pôs fim a 20 anos de governos da aliança de centro-esquerda Concertación ao tomar posse da chefia do Executivo do país em 11 de março.

A nomeação de Kirchner como secretário-geral, apoiada também pela delegação chilena, foi uma das primeiras medidas aprovadas durante a reunião da Unasul.

A designação foi confirmada quando José Mujica anunciou que seu governo "acompanha o consenso" sul-americano sobre o assunto. A eleição do ex-mandatário vinha sendo bloqueada pelo Uruguai devido a um conflito diplomático entre seu país e a Argentina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host