UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 11h35

Jornal oficial de Cuba diz que safra de açúcar foi 'péssima'

ANSA
HAVANA, 5 MAI (ANSA) - O jornal oficial cubano Granma classificou de "péssima" a safra de açúcar produzida pela ilha caribenha neste ano, dois dias depois da renúncia do ministro do setor, Luis Manuel Ávila González.

"A atual safra pode ser classificada como péssima em produção e eficiência. Desde 1905 o país não registrava uma campanha açucareira tão pobre", assinalou o artigo.

O governo de Raúl Castro anunciou na segunda-feira a substituição do titular da pasta, bem como a do vice-presidente do Conselho de Ministros e chefe dos Transportes, Jorge Luis Sierra Cruz -- tendo a renúncia deste último sido motivada por "erros".

Em tom crítico, o texto do Granma informou ainda que estimativas de produção retificadas pelo Ministério do Açúcar em fevereiro passado, depois de analisar as dificuldades, "auto-enganaram e prejudicaram o país".

A indústria açucareira cubana foi por séculos crucial para a economia nacional. Em 2002, no entanto, sua potencialidade se viu reduzida pela metade para que o artigo pudesse ser adequado aos preços mundiais.

No entanto, em 2005 o governo cubano aplicou uma série de medidas com o objetivo de elevar a safra do produto tendo como base "a eficiência".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h06

    -0,45
    75.261,83
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host