UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 09h45

Lula e Mujica consolidam acordos em encontro em Montevidéu

ANSA
MONTEVIDÉU, 5 MAI (ANSA) - O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo uruguaio, José Mujica, foi marcado pela consolidação de acordos de integração, investimentos e infraestrutura.

Os dois chefes de Estado se reuniram ontem em Montevidéu, após ambos participaram da cúpula da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), na Argentina. Eles conversaram por cerca de uma hora na residência presidencial do Prado, localizada na região oeste da capital uruguaia.

Os mandatários deram continuidade aos temas que abordaram no último dia 29 de março, durante uma visita de Mujica a Brasília -- comércio, integração produtiva, investimentos brasileiros no Uruguai e cooperação energética.

Ambos governos avançaram nos mecanismos para eliminar entraves nas trocas comerciais e acordaram na consolidação da Comissão Bilateral de Planejamento Estratégico e Integração Produtiva, que começará a operar nas próximas semanas.

Também foi fechado um acordo para a venda de 120 toneladas de carne de frango brasileiro à nação vizinha. Em contrapartida, produtos lácteos uruguaios terão mais facilidade para entrar no Brasil.

Após o encontro, Lula disse que a relação comercial bilateral está "avançando" de "forma excepcional".

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai -- mesmo durante a crise econômica mundial, a importação de artigos deste país aumentou 20%.

Em 2009, o Brasil exportou cerca de US$ 1,36 bilhão ao Uruguai e importou US$ 1,24 bilhão. Nos primeiro trimestre de 2010, o intercâmbio comercial cresceu quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Consideramos importante que a economia do Uruguai tenha um crescimento importante para que possa ter um desempenho mais justo no Mercosul", explicou Lula.

Outros temas abordados no encontro de ontem foram as obras de interconexão energética no departamento (província) de Cerro Largo e a possibilidade do Brasil investir no Uruguai, principalmente na instalação de um porto no departamento de Rocha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host