UOL Notícias Notícias
 

05/05/2010 - 19h38

Secretário do Vaticano participará de conferência sobre a Igreja em Cuba

ANSA
HAVANA, 5 MAI (ANSA) - O secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, arcebispo Dominique Mamberti, irá a Cuba no próximo mês para participar da 10ª Semana Social Católica, da Universidade de Havana.

O evento, organizado pela Igreja cubana entre 16 e 20 de junho, irá debater o "Estado e a laicidade", tema "de grande transcendência e atualidade nos debates sociais contemporâneos".

Segundo uma nota divulgada hoje, durante a conferência também serão abordadas questões relacionadas ao regime cubano, como "a necessidade de diálogo e a reconciliação" entre os cidadãos do país.

Também participarão dos debates membros de todas as dioceses da nação, "assim como um grupo de renomados intelectuais" que vivem em Cuba ou estão exilados.

No último mês, o arcebispo de Havana, cardeal Jaime Ortega, pediu ao governo de Raúl Castro a implementação das "mudanças necessárias" para superar a atual situação, definida por ele como "a mais difícil deste século".

No domingo passado, Ortega também mediou uma negociação entre a agrupação Damas de Branco e o Estado, o que permitiu que a entidade formada por mulheres e parentes dos chamados "presos políticos" voltasse às ruas.

A organização realiza todos os domingos, após assistir à missa, uma passeata reivindicando a libertação de seus familiares. No último mês de março, o grupo se tornou destaque da imprensa mundial ao marchar por sete dias seguidos em diferentes áreas da cidade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h49

    0,32
    3,139
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h54

    -0,54
    75.591,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host