UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 08h44

Colômbia-Eleições: Grupo no Facebook ameaçava matar Antanas Mockus

ANSA
BOGOTÁ, 6 MAI (ANSA) - O advogado Abelardo de la Espriella repudiou a criação de um grupo na rede social Facebook que usava sua foto e propunha o assassinato do candidato à presidência da Colômbia pelo Partido Verde, Antanas Mockus.

A página levava o nome de "Me comprometo a matar Antanas Mockus antes de 30 de maio", data das eleições, e foi criada na última terça-feira, um dia após vir à tona um suposto plano para atacar o candidato.

O advogado, reconhecido na Colômbia por representar políticos acusados de vínculo com organizações paramilitares, anunciou que faria uma denúncia contra a comunidade.

O suposto atentado foi divulgado no início da semana pela rádio La FM, por meio de uma denúncia anônima. Segundo a fonte, um "grupo indeterminado" estaria planejando um ataque contra o político devido ao aumento de sua popularidade.

O informante ressaltou que a falta de conhecimento sobre as propostas de governo de Mockus no tema de segurança também impulsionou a rebeldia. De acordo com ele, "seu governo deixaria os colombianos à mercê de grupos terroristas".

O ministro da Defesa do país, Gabriel Silva, comunicou, por sua vez, que os serviços de inteligência não encontraram nenhuma prova concreta do possível ataque, mas garantiu que as forças de segurança estão "em alerta".

Conforme a última pesquisa eleitoral, Mockus detém 38,7% das preferências do eleitorado. O candidatado governista e ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, que é apoiado pelo presidente Álvaro Uribe, aparece em segundo lugar, com 26,7%.

A denúncia e a criação do grupo no Facebook fizeram crescer o temor de que ocorra com Mockus o mesmo que aconteceu com Luis Carlos Galán e Jorge Eliecer Gaitán, candidatos assassinados durante as campanhas presidenciais de 1989 e 1948, respectivamente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,68
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,44
    64.861,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host