UOL Notícias Notícias
 

06/05/2010 - 15h19

Igreja Católica repudia aprovação de casamento gay na Argentina

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 6 MAI (ANSA) - Os bispos da Argentina anunciaram que não irão aceitar a mudança aprovada pela Câmara dos Deputados do país, que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por parte desses casais.

Na madrugada da última quarta-feira, os deputados argentinos aprovaram um projeto de lei que autoriza o matrimônio entre homossexuais e permite também que estas pessoas adotem crianças. A medida deve agora passar pela análise do Senado. Se aprovada pelo Congresso, a norma fará da Argentina o primeiro país da América Latina a ter este tipo de legislação.

Em declarações ao jornal vaticano L'Osservatore Romano, Antonio Marino, responsável do episcopado argentino para a atividade legislativa, apontou que o projeto de lei "vai modificar de modo revolucionário o conceito de sociedade e família", sendo esta uma "revolução conceitual e cultural, com a qual a Igreja está em desacordo".

O "mais grave, é que estes casais gays podem adotar crianças", continuou o religioso, que defendeu que a criança "tem o direito de crescer e desenvolver-se em sua dimensão psicossexual através da complementaridade entre o homem e a mulher".

A Igreja, frente ao fato de que a norma será ainda estudada pelos senadores, informou também que irá continuar dialogando com as instituições, "oferecendo seus argumentos", apontando suas dúvidas de constituição e ilustrando "os prejuízos que derivariam da adoção das crianças por parte de casais homossexuais".

No fim do último ano, a aprovação de uma medida semelhante na capital mexicana também fez com que a Igreja Católica se pronunciasse. O cardeal Norberto Rivera Carrera, arcebispo da Arquidiocese da Cidade do México, classificou tal decisão como "imoral" e a considerou negativa para a família.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host