UOL Notícias Notícias
 

08/05/2010 - 13h26

Arcebispo de Viena acusa decano dos cardeais de ofender vítimas de pedofilia

ANSA
VIENA, 8 MAI (ANSA) - O arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, acusou hoje Angelo Sodano, ex-secretário de Estado do Vaticano, de ter ofendido as vítimas de pedofilia e de ter impedido uma investigação sobre um religioso do país.

Segundo reportou hoje agência Kathpress, Schönborn, que é amigo do papa Bento XVI, falou sobre o tema em um encontro informal com representantes da imprensa austríaca, realizado no último dia 28.

Na reunião, ele definiu as afirmações de Sodano, feitas no dia da Páscoa, como uma "pesada ofensa para as vítimas". Na ocasião, o decano dos cardeais disse que a Igreja Católica não seria intimidada por "fofocas", referindo-se às acusações de que padres e sacerdotes teriam abusado sexualmente de menores.

Schönborn também rebateu o fato de Sodano ter impedido, há 15 anos, a criação de uma comissão de investigação encarregada de esclarecer as acusações de pedofilia contra o arcebispo Hans Hermann Groer.

Em 28 de março passado, o atual arcebispo de Viena já havia feito acusação semelhante, mas não citou explicitamente o nome de Sodano.

Em entrevista à emissora de TV austríaca ORF, Schönborn esclareceu que, em 1995, o então cardeal Joseph Ratzinger [hoje líder máximo da Igreja Católica], como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, quis abrir uma investigação sobre o chamado "caso Groer", mas foi impedido por uma ala da Cúria Romana, que a considerou desnecessária.

A Áustria é um dos países em que há denúncias contra membros das entidades eclesiásticas. No mês de março, por exemplo, três padres do monastério austríaco de Kremsmuenster foram suspensos de suas funções sacerdotais por supostos abusos sexuais e maus-tratos ocorridos na década de 1980.

As supostas violações de menores teriam ocorrido ainda na Alemanha, na Bélgica, no Brasil, no Chile, no México, na Itália, na Nova Zelândia e no Reino Unido, entre outras nações, constituindo uma das mais graves crises enfrentadas pela Igreja Católica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host