UOL Notícias Notícias
 

08/05/2010 - 15h48

Colômbia-Eleições: Candidato à vice de opositor sofre acidente e passa por cirurgia

ANSA
BOGOTÁ, 8 MAI (ANSA) - O candidato à vice-presidência da Colômbia pelo Partido Verde (PV), Sergio Fajardo, teve que ser submetido a uma intervenção cirúrgica devido a uma fratura que sofreu hoje, ao se exercitar.

Por meio do site de microblog Twitter, o seu companheiro de chapa, Antanas Mockus, que lidera as pesquisas de intenção de voto, informou sobre o acidente.

"Sergio F., nosso vice, se acidentou nesta manhã ao terminar de fazer exercício de bicicleta. Está sendo operado por fratura no quadril", anunciou o presidenciável.

Ex-prefeito de Medellín, Fajardo, assim como Mockus, é professor universitário. Há pouco mais de um mês, ele abandonou sua candidatura à presidência pela plataforma política Compromisso Cidadão pela Colômbia para concorrer à vice na chapa do Partido Verde.

O Partido Verde ainda não se pronunciou oficialmente sobre o acidente, mas a notícia está repercutindo nos sites de relacionamento, principalmente no Twitter e no Facebook, ferramentas muito usadas na campanha eleitoral do PV. Os usuários das redes pedem mais informações sobre o estado de saúde de Fajardo.

Segundo uma pesquisa de intenção de voto divulgada ontem, Mockus detém 37,7% da preferência do eleitorado colombiano. Em seguida, aparece o candidato governista e ex-ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, com 25,2%.

O terceiro lugar é ocupado por Noemi Sanín, do Partido Conservador Colombiano (PCC), com 6,7%; seguida por Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo (PDA), com 4,2%; e Germán Vargas Lleras, do Partido Mudança Radical, com 3,1%.

De acordo com a mesma pesquisa, caso haja um segundo turno entre Santos e Mockus, o candidato do Partido Verde venceria com 52%, contra 30%.

Nesta semana, Mockus comentou que, caso seja eleito, Fajardo irá ocupar o cargo de Ministro da Educação, além de ser vice-presidente do país. As eleições presidenciais colombianas ocorrerão no próximo dia 30 de maio.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host