UOL Notícias Notícias
 

08/05/2010 - 14h32

Confrontos entre policiais e manifestantes deixa dois mortos na Bolívia

ANSA
LA PAZ, 8 MAI (ANSA) - Confrontos entre policiais e moradores do povoado de Caranavi, ao norte do departamento de La Paz, deixaram ao menos dois mortos e dezenas de feridos, informou hoje a imprensa local.

Um dos conflitos foi iniciado quando agentes ingressaram na região após obrigar os manifestantes a levantarem um bloqueio realizado em uma via local, mantido há 12 dias.

Nessa operação, um jovem de 19 anos faleceu; nove policiais ficaram feridos, quatro deles atingidos por disparos; e 17 cidadãos foram detidos, de acordo com dados oficiais.

Segundo a rádio Fides, cerca de 400 efetivos chegaram à região de 1.500 habitantes lançando gases lacrimogêneos para dispersar a mobilização. Em outro confronto, outra pessoa morreu e várias ficaram feridas.

De acordo com o jornal La Razón, foram 16 horas de operação, mas as forças policiais não conseguiram desbloquear toda a estrada. A ação para a retirada dos manifestantes foi iniciada às 2h locais [3h no horário de Brasília] e, segundo dados de outros veículos, as atividades ainda continuam.

O povoado de Caranavi, formado principalmente por indígenas de origem aymara -- a mesma do presidente Evo Morales --, dedica-se ao plantio de café, coca e outros produtos.

Desde o dia 26 de abril, os moradores da região bloqueiam a estrada que fica entre La Paz e Beni exingindo a entrega de uma processadora de frutas cítricas, que havia sido prometida por Morales em março passado.

Nos últimos dias, o governo de Morales tem enfrentado uma crise interna com protestos de diversos setores. Além dos bloqueios realizados em algumas localidades do país, também foram anunciadas greves das áreas de saúde, educação, entre outras.

Ontem, ao falar sobre as paralisações, o vice-presidente do país, Álvaro García Linera, disse acreditar que estas fazem parte de um plano da direita para derrubar o governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host