UOL Notícias Notícias
 

10/05/2010 - 15h01

Colômbia-Eleições: Mockus nega ser ateu e diz que já foi coroinha

ANSA
BOGOTÁ, 10 MAI (ANSA) - O candidato do opositor Partido Verde (PV) às eleições presidenciais colombianas, Antanas Mockus, relacionou a sua estagnação nas pesquisas de intenção de voto com os comentários de que seria ateu.

"Uma coisa é não ir à missa e outra é ser ateu. Sou católico e já fui coroinha", salientou Mockus, que foi prefeito de Bogotá por duas vezes, em entrevista à Rádio FM.

Na opinião do representante do PV, o tema da religião pode ser uma das explicações para o resultado de um estudo divulgado no último sábado pela revista La Semana, que o coloca na segunda colocação com 34% das preferências, atrás do candidato governista Juan Manuel Santos, que teria 35%.

Nas últimas semanas, Mockus vinha crescendo e se consolidando na liderança para o pleito do próximo dia 30. Uma pesquisa da empresa Datexco difundida na sexta-feira passada o colocava com 12,5% a mais que Santos, ex-ministro da Defesa, do Partido Social da Unidade Nacional.

Mockus ainda considerou que a sua declarada admiração pela popularidade do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pode não ter sido bem recebida pelo eleitorado.

Além disso, o ex-prefeito da capital do país também ressaltou que os números mostram que as eleições "ainda não estão decididas".

No entanto, Mockus indicou que as declarações de Chávez sobre o processo eleitoral da Colômbia são a única maneira "de que Santos vença".

Na entrevista, o postulante do PV preferiu não comentar possíveis alianças para o segundo turno, em especial com o Polo Democrático Alternativo (PDA), cujo candidato, Gustavo Petro, não tem ultrapassado os 5%.

Petro, por sua vez, quando questionado sobre o mesmo assunto pela Rádio Caracol, indicou que o PV representa o "continuísmo" ainda que "mais decente".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    -0,85
    3,151
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h40

    1,05
    68.690,16
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host