UOL Notícias Notícias
 

10/05/2010 - 20h50

Obama elogia 'liderança regional' de Cristina Kirchner

ANSA
BUENOS AIRES, 10 MAI (ANSA) - O presidente norte-americano, Barack Obama, destacou hoje a "liderança regional" de sua par argentina, Cristina Kirchner, na luta contra o bioterrorismo, ao mesmo tempo em que agradeceu por sua participação na recente Cúpula de Segurança Nuclear, realizada em abril em Washington.

Em uma carta com data do último dia 6 e divulgada hoje pela Chancelaria da Argentina, Obama pediu também que o governo de Cristina "se aproxime de seus vizinhos -- em particular daqueles que não conseguimos convidar à cúpula -- para solicitar a eles que participem desta visão conquistada" durante aquele encontro.

O evento, que reuniu líderes mundiais, "ofereceu a oportunidade de que nossas nações, tanto individual como coletivamente, tomassem medidas tangíveis para garantir que os materiais nucleares não caíam nunca em mãos errôneas, em particular em mãos de terroristas", continuou o chefe de Governo norte-americano.

Obama disse ainda estar "feliz", pelo fato de que "tenhamos tido a oportunidade de conversar sobre algumas ações já realizadas pela Argentina, em especial sua decisão de aderir à Iniciativa Global de Combate ao Terrorismo Nuclear e cooperar com o programa dos 'megaportos' dos Estados Unidos".

"Comecemos a trabalhar agora para que a próxima cúpula, que será realizada na República da Coreia, seja um sucesso", completou.

Em abril passado, na mesma ocasião, ocorreu também o primeiro encontro bilateral entre os dois mandatários. Na época, fontes do governo norte-americano anunciaram que Cristina e Obama haviam discutido uma série de assuntos de "interesse mútuo" e "desafios globais comuns".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host