UOL Notícias Notícias
 

11/05/2010 - 13h34

Iraniana e turco-alemão presidirão júris de Festival de Cinema de Veneza

ANSA
VENEZA, 11 MAI (ANSA) - A artista plástica e cineasta iraniana Shirin Neshat e o diretor alemão de origem turca Fatih Akin serão os presidentes de dois dos júris do 67º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que ocorre de 1º a 11 de setembro.

Neshat chefiará os jurados da seção Horizontes e Akin ficará a cargo do Prêmio Luigi De Laurentiis -- para melhor obra de estreia. A presidência do júri da seção principal, que concede o Leão de Ouro ao melhor filme, caberá ao norte-americano Quentin Tarantino.

A decisão foi tomada pela comissão administrativa da Bienal de Veneza -- instituição cultural que organiza o evento --, que acolheu a proposta do diretor do festival, Marco Müller.

Neshat, uma das mais famosas artistas plásticas e fotógrafas do Irã, estreou na direção em 2009 com o filme "Mulheres sem Homens", apresentado na edição do ano passado da mostra de Veneza e premiado com o Leão de Prata de melhor direção.

Os trabalhos de artes visuais da iraniana tratam de temas sociais e religiosos, como a identidade das mulheres muçulmanas. Ela também já foi condecorada na Bienal de Arte da cidade italiana por duas videoinstalações e teve trabalhos expostos na Tate Gallery e na Serpentine Gallery, ambas de Londres; no Museu Guggenheim de Nova York; no Kunsthalle de Viena e no Museu de Arte Contemporânea da Cidade de Hiroshima.

Já Fatih Akin é um dos mais importantes nomes do cinema europeu, tendo recebido o Prêmio Especial do Júri na mostra de Veneza de 2009, com o filme "Soul Kitchen".

Em 1998, seu longa de estreia, "Rápido e Indolor", havia sido premiado no Festival de Locarno; em 2004, "Contra a Parede" levou para casa o Urso de Ouro do Festival de Berlim; e, em 2007, "Do Outro Lado" foi premiado por seu cenário em Cannes e no European Film Awards.

O programa oficial do 67º Festival Internacional de Cinema de Veneza será anunciado em Roma no próximo mês de julho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,42
    3,160
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h47

    -0,20
    68.457,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host