UOL Notícias Notícias
 

11/05/2010 - 18h56

Papa é homenageado por jovens portugueses

ANSA
LISBOA, 11 MAI (ANSA) - Jovens portugueses se reuniram na noite de hoje em frente à Nunciatura Apostólica de Lisboa, onde o papa Bento XVI está hospedado, para a realização de uma homenagem ao Pontífice, que iniciou hoje uma viagem de quatro dias a Portugal.

"Apreciei a viva e numerosa participação dos jovens na celebração desta tarde na Praça Terreiro do Paço [no centro da capital portuguesa], dando demonstrações de sua fé e de sua vontade de construir um futuro com base no Evangelho", disse o Papa aos jovens, que entoaram alguns cânticos.

"Agradeço pelo feliz testemunho que oferecem a Cristo e pela cortês manifestação a seu pobre vigário", continuou o Pontífice, que explicou o seu cansaço pela longa jornada desta terça-feira, antes de iniciar sua bênção aos jovens presentes.

"Vieram desejar-me uma boa noite e de coração vos agradeço. Agora, devo ir dormir, caso contrário não terei uma noite boa e o dia de amanhã nos espera", esclareceu.

Sobre as atividades desta quarta-feira, Bento XVI ressaltou a "grande alegria" que sente ao saber que amanhã irá se unir "à multidão de peregrinos de Fátima" em ocasião da celebração do 10º aniversário de beatificação de Jacinta e Francisco, dois pastorinhos dessa localidade.

O Papa, que iniciou sua visita apostólica a Portugal na manhã de hoje, realizou nesta tarde a sua primeira missa no país. Segundo estimativas locais, cerca de 300 mil fiéis acompanharam a cerimônia, que contou também com a participação de 400 sacerdotes.

Antes de iniciar a celebração, ele foi presenteado com uma camisa do clube português Benfica. A lembrança foi entregue pelo diretor desportivo do time, Rui Costa, acompanhado do capitão Nuno Gomes.

Amanhã, após algumas atividades em Lisboa, o Pontífice parte para Fátima, onde visitará a Capelinha das Aparições, comandará a celebração das Vésperas com sacerdotes, religiosos, seminaristas e diáconos, na Igreja da Santíssima Trindade de Fátima, entre outros compromissos.

Depois, o Pontífice segue, na manhã de sexta-feira, a Porto, onde celebrará uma missa, na Praça da Avenida dos Aliados, antes de retornar a Roma. Sua chegada à Itália está prevista para as 18h locais [13h no horário de Brasília].

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host