UOL Notícias Notícias
 

11/05/2010 - 17h08

Papa ressalta a importância de Portugal para a difusão da fé

ANSA
LISBOA, 11 MAI (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje, ao celebrar a sua primeira missa em Portugal, que este país faça parte da "edificação da comunidade europeia", contribuindo com "sua identidade cultural e religiosa".

Ao celebrar uma missa na Praça Terreiro do Paço de Lisboa, acompanhada por cerca de 300 mil pessoas, o Pontífice enfatizou a importância dessa nação europeia para a difusão da fé. "Nas cinco partes do mundo existem igrejas que tiveram origem na ação missionária portuguesa", afirmou.

Bento XVI também destacou que a Igreja portuguesa "concluiu corretamente que hoje a prioridade pastoral é fazer das mulheres e homens cristãos uma presença radiante da perspectiva evangélica em meio ao mundo, na família, na cultura, na economia e na política".

Antes do início da cerimônia, Bento XVI foi homenageado pela capital Lisboa com as chaves da cidade, entregues pelo prefeito António Costa.

A missa desta terça-feira foi a primeira celebrada pelo Pontífice no país e também o seu último evento deste primeiro dia de atividades. Iniciada na manhã de hoje, a viagem apostólica prossegue até a próxima sexta-feira.

Entre os diversos compromissos de Joseph Ratzinger em Portugal destaca-se a passagem por Fátima, onde ele permanecerá dois dias, em ocasião das celebrações pelo 10º aniversário de beatificação de dois dos três pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco.

Com uma população de 10,7 milhões de pessoas, 92% dos portugueses são cristãos, dentre os quais 90,3% são católicos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host