UOL Notícias Notícias
 

12/05/2010 - 21h19

Bertone exorta os portugueses a apoiarem-se nas 'palavras de Deus'

ANSA
FÁTIMA, 12 MAI (ANSA) - O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, pediu hoje que Portugal "não tema" ao apoiar-se na "certeza da palavra de Deus", não se submetendo a "formas de pensar e de viver que não têm futuro".

"Às vezes, lamentamos a consequência da presença marginal do cristianismo na sociedade atual, a dificuldade em transmitir a fé aos jovens, a diminuição das vocações sacerdotais e religiosas e poderiam ser mencionados ainda outros motivos de preocupação", explicou Bertone, que integra a delegação que acompanha o papa Bento XVI em sua viagem apostólica ao país europeu.

Nesse contexto, o cardeal pediu que "Portugal não se resigne a formas de pensar e viver que não têm futuro, que não se apoiam na certeza da palavra de Deus, do Evangelho. Não temas! O Evangelho não está contra ti, mas sim a teu favor".

Em sua homilia durante a missa das Vésperas na Solenidade da Bem-Aventurada Virgem de Fátima, celebrada esta noite, Bertone também exortou a esperança cristã diante das dificuldades, afirmando que "não poucas vezes nos sentimos perdedores diante do mundo".

"A aventura da esperança nos leva mais longe. Nos diz que o mundo é o de quem mais o ama e melhor demonstra [isso]", complementou.

A solenidade desta quarta-feira antecede a celebração que recorda a primeira aparição da Virgem Maria aos pastorinhos de Fátima, Jacinta, Francisco e Lúcia, ocorrida em 13 de maio de 1917.

Este é um dos motivos que faz de Portugal um dos países mais importantes ao cristianismo, além de um dos mais católicos do mundo. Dos seus 10,7 milhões de habitantes 92% são cristãos, dentre os quais 90,3% são católicos.

Amanhã, entre outros compromissos, Bento XVI realizará uma missa na Esplanada do Santuário de Fátima e, na sexta-feira, o Pontífice, que iniciou na terça-feira a sua 15ª visita internacional, em Lisboa, ainda passará por Porto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h29

    -0,79
    3,153
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h30

    1,07
    68.706,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host